sexta-feira, 29 de abril de 2016

LIBERDADE E EMPODERAMENTO NUMA CONFERÊNCIA DE MULHERES


Inspirado na 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que define a participação da sociedade civil e do poder público nos debates com temas que abordam políticas para as mulheres, o projeto “Mulheres em Cena”, contemplado no Edital de Patrocínios do Banco da Amazônia para 2016, proposto pela escritora e produtora de audiovisual Regina Melo, será realizado no mês de maio, com a participação de mulheres de diversos segmentos sociais, culturais e econômicos de Manaus e Belém.

O filme de Regina Melo, “Os anseios das cunhãs”, contemplado no Prêmio Carmen Santos Cinema de Mulheres inspirou o projeto “Mulheres em Cena”, aprovado pelo Banco da Amazônia, no Edital de Patrocínio 2016, para a realização de uma Conferência Livre de Mulheres, que debaterá o tema “Mulher: Liberdade e Empoderamento”, compreendendo a discussão sob três eixos:  1) Políticas Públicas (saúde, inclusão, mercado de trabalho, segurança, combate à violência contra a mulher); 2) Direitos (participação social, política, legislação); 3) Liberdade (sexualidade, respeito, independência, prostituição, tráfico, legislação).

A Conferência de Mulheres será realizada no auditório da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), no auditório João Bosco Ramos de Lima, nos dias 18 e 19 de maio, com a presença de mulheres de diversos segmentos da sociedade, que estão sendo identificadas e convidadas a dar a sua contribuição ao debate, sejam representantes de associações, grupos, ou, mesmo, individualmente. No primeiro dia, pela manhã, haverá exibição do filme e abertura para questionamentos sobre o tema abordado no curta-metragem de Regina Melo (“Os anseios das cunhãs”). À tarde, discussão em grupos por subtemas. No dia seguinte, plenária para apresentação e votação das propostas. 

Realizado por uma equipe de mulheres, o média-metragem “Os anseios das cunhãs”, que gerou o curta-metragem apresentado recentemente na Mostra de Cinema de Mulheres, realizada em Brasília-DF, retrata a vinda das índias e caboclas do interior amazonense para a capital da Zona Franca, onde passam a ocupar as ruas e a expor seus dramas e anseios. Segundo Regina Melo, a ideia é, a partir do filme que será exibido, levantar questões, como liberdade, violência, preconceito, direitos, participação social e prostituição, dentre outros. O projeto terá registro em filme e fotografias que serão entregues ao Banco da Amazônia e servirão para subsidiar futuros projetos sobre o tema. 

« Os anseios das cunhãs » foi produzido com 23 profissionais das áreas de cinema, música e teatro, dos quais, 18 são mulheres. Um número significativo, dadas as condições em que a mulheres se encontram inseridas atualmente no mercado cinematográfico brasileiro - algo em torno de pouco mais de 20%. No projeto estão a também produtora de audiovisual Suzana Ito e a cineasta Laura Rocha. Depois de Manaus e Belém, a equipe deverá levar o fomato do projeto para Fortaleza (CE), Natal (RN) e Brasília (DF). A realização da Conferência Livre de Mulheres, em Manaus, conta com o apoio do Deputado Estadual Luiz Castro e a parcerias do Fórum Amazonense de Saúde Mental.

Estão confirmadas as participações da pós-doutora em Serviço Social da Universidade do Amazonas, professora Heloísa  Helena Corrêa da Silva, que abordará o “Violência contra a Mulher e Transgeracionalidade” – fatores psicossociais nas crianças e nos adolescentes que presenciam violência, normalizando ou tornando-se possíveis futuros agressores/vítimas, a socióloga, psicóloga, mestre em educação, doutoranda em Psicologia do desenvolvimento e membro do laço analítico escola de psicanálise- núcleo Manaus, Vilma Mourão, com o tema “Relacionamentos amorosos de mulheres adolescentes”.

Além das palestrantes citadas acima, também estarão presentes Keyth Bentes, Secretária Executiva de Políticas para Mulheres, que falará sobre Legislação e Proteção à Mulher, abordando as leis Maria da Penha e do feminicídio, exploração Sexual de crianças e adolescentes e tráfico de mulheres; Dora Brasil, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, professora universitária, mestre em Educação, militante política e do movimento de mulheres, que falará sobre a Mulher e os Movimentos Populares, Rosângela Aufiero, psicóloga e membro do Fórum Estadual de Saúde Mental, que falará sobre a Saúde Mental no Empoderamento de Mulheres e Graça Prola, secretária de Justiça e Cidadania do Amazonas, que falará sobre a mulher e os direitos humanos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário