domingo, 21 de agosto de 2011

“OCEANO PRIMEIRO” – Por quê ler?


Sempre me pareceu que as ilhas do oceano Pacífico eram pedaços de um continente que submergiu. Templos de pedra, pirâmides, cavernas, criptas, colinas e outros vestígios monolíticos não seriam meras suposições. Assim como as figuras colossais de granito, ruínas abandonadas, geoglifos em formas de pássaro, peixe, macaco, aranha, lagarto e cão nos Andes não pertenceriam a cenários fictícios de um mega projeto cinematográfico. Por seu turno, o nome original de Tapy K´ala, “povo da pedra central”, para Tiahuanaco – a se distanciar cada vez mais do mar, no alto do planalto Titicaca – também não seria apenas mais um detalhe... (trechos do livro “Oceano Primeiro – Mar de Leite, Rio da Criação de Regina Melo)


Depoimentos:

Regina é uma escritora empreendedora, no sentido de se lançar, SEMPRE; no sentido de buscar novas referências, inovação, sem perder o lirismo, a envolvência, o poético... Vivencia com a força de uma atriz, cada personagem, cada passagem, cada canto descoberto. É um pouco como se ela se mostrasse por dentro. Percebi isto em Ykamiabas e ainda no rascunho do Oceano Primeiro – Neide Miranda (Jornalista).


A autora lança suas palavras como um laço, como uma seta caçadora. E como o ininterrupto "zumbido" musical da selva, sou tragado pelo canto sedutor da narrativa que faz do Oceano Primeiro um doce canto de uma Yara com língua de fogo, que capta o leitor e o enrola selva adentro, fazendo-o raspar a pele em capim navalha... Uma leitura selvagem e alucinógena, como um banho de chuva torrencial aos pés de uma cachoeira. Uma cantiga que ecoa um Princípio e uma Continuidade do Mundo! – Darci Figueiredo (Dramaturgo).

Conheço Regina há quase vinte anos, como amiga e colega de trabalho em diversos projetos socioambientais no Amazonas. Regina tem sido uma inspiração, por seu espírito generoso e sua busca profunda das verdades eternas que possam tornar a guiar a vida humana neste abundante e sofrido planeta. Essa busca tem-na levado a uma pesquisa extensa, catando mitos, histórias, fatos arqueológicos do mundo todo, que fazem parte do entendimento universal da nossa existência.
Regina transcende a limitação das disciplinas acadêmicas e literárias, mesclando fato, ficção e mito, dentro de uma didática de revelação; e, reunindo esses diversos fios, tece com arte e inspiração histórias enraizadas em sua terra natal, o Amazonas. Está deixando para todos nós uma linda e preciosa herança de obras – livros, poemas e canções – saindo da Amazônia, com uma relevância urgente para a humanidade.
Com a crise social-ambiental-espiritual de nossa espécie, neste tempo de mudança e transformação, suas reflexões nos chamam a contemplar quem somos, de onde viemos, e a razão de nossa existência. Nicole Freris – Médica, fitoterapeuta e ambientalista.