quinta-feira, 26 de julho de 2012

Segunda edição de Ykamiabas sai em agosto




Os primeiros registros dessas mulheres guerreiras vêm da região do mar Mediterrâneo, mas ganharam destaque com as viagens de Colombo ao Novo Mundo, no século XV. Desde então, têm percorrido o imaginário dos povos, causando desconforto, despertando fascínio e ajudando a fortalecer a luta das mulheres por seus ideais de liberdade (Regina Melo).

Com o patrocínio do Banco da Amazônia, a escritora e jornalista Regina Melo lança, nos dias 11 e 14 de agosto, respectivamente em Manaus e Belém, às 10 horas, a segunda edição do livro “Ykamiabas – Filhas da Lua, Mulheres da Terra”. Em Manaus, o lançamento será realizado no Museu Etnográfico Crisantho Jobim, do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas/IGHA e, em Belém, no Museu do Forte do Presépio/Cidade Velha, pelo Sistema Integrado de Museus/SECULT.
O lançamento nas duas capitais, segundo a autora, é justificado pela área de abrangência dos muyrakytãs, objeto lítico encontrado no baixo Amazonas, na fronteira do Estado do Amazonas com o Pará. Os locais dos dois eventos também têm uma justificativa: o livro será lançado em museus que contam com coleções de muyrakytãs.
Primeiro romance de Regina Melo, “Ykamiabas – Filhas da Lua, Mulheres da Terra” resgata o mito das mulheres guerreiras amazônicas, a partir das migrações históricas e registros mitológicos, descritos tanto por historiadores como por viajantes que estiveram na Amazônia em séculos passados. “É um livro de ficção com fatos reais”, explica a autora.  
Inicialmente editado pela Travessia, com patrocínio da Petrobras, o livro recria a história das guerreiras amazônicas, que teriam combatido com os conquistadores europeus, durante a passagem de Francisco Orellana, pela região, em 1542 e que também foram descritas pelo naturalista e botânico, Barbosa Rodrigues, em bibliografia sobre o assunto.
Regina Melo conta que a aventura sobre as ykamiabas começou com duas indicações fornecidas pelo padre Casimiro Beksta, antropólogo que conviveu com os indígenas do alto Rio Negro. “A primeira apontou para os escritos do naturalista Barbosa Rodrigues, que tanto traçou a migração dos povos amazônicos em períodos que datam de milênios a.C., como apresentou diversos mitos coletados sobre as ykamiabas”.
A segunda indicação foi para o mapa etno-histórico, de Curt Nimuendaju, que aguçou a sua curiosidade ao constatar que os nomes das tribos indígenas também constavam nos mitos descritos por Barbosa Rodrigues.
O livro será vendido a R$ 20,00. No lançamento, será acompanhado de um muyrakytã com um cordel de tucum.           


Contatos com a autora:
(92) 9333 4677/(92) 82382145