quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Igarapé Produções aprova mais dois projetos na Lei Rouanet

Embora o Estado do Amazonas tenha isenção de impostos, em decorrência da criação da Zona Franca de Manaus, e os empresários locais pouco entendam sobre a importância do investimento na Cultura, é importante a aprovação de projetos culturais na Lei Rouanet, porque muitos editais que ocorrem em nível nacional exigem que os projetos inscritos estejam previamente aprovados em leis de incentivo à Cultura.
Como em Manaus não temos Lei Estadual de Incentivo à Cultura e a que existe no âmbito municipal não funciona, ainda nos deparamos com inúmeras dificuldades nos editais disponibilizados pelos órgãos de cultura locais, sejam pelos parcos recursos oferecidos aos projetos, ou exigências excessivamente burocráticas. Restam-nos, portanto, os editais nacionais.
Desta forma, e pensando assim, a Igarapé Produções acaba de aprovar mais dois projetos na Lei Rouanet: um de lendas amazônicas - uma parceria da escritora Regina Melo com o músico/compositor Adalberto Holanda; e outro, para um espetáculo de dança, baseado no ritual das icamiabas, também da escritora Regina Melo em parceria como músico/compositor Pedrinho Ribeiro.
Com estes, agora são três os projetos aprovados pela Igarapé Produções na referida Lei, que aprovou este ano a ópera popular AS AMAZONAS, também em parceria da escritora Regina Melo com o músico/compositor Adalberto Holanda.
Sabemos que a aprovação de projetos na Lei Rouanet é uma etapa importante, mas não garante a sua execução, pois esta depende da sensibilidade dos empresários e do seu investimento na cultura. Precisamos criar novas possibilidades, já que em Manaus e no Estado do Amazonas os artistas não podem se beneficiar diretamente da Lei Rouanet, a não ser participando dos editais que ocorrem nacionalmente.