sábado, 28 de abril de 2012

Sai a segunda edição de "Oceano Primeiro"



Regina Melo lança nesta segunda-feira, às 10 horas, no Studio 5, o romance “Oceano Primeiro – Mar de Leite, Rio da Criação”, na programação da Bienal do Livro Amazonas O livro, que venceu o Prêmio Proarte de Literatura em 2010 e o Edital do Banco da Amazônia, em 2011, ganha nova edição da Secretaria de Estado da Cultura/SEC.
O romance conta a história de um professor de Filosofia, Oannes, que decide abandonar a cidade para viver no interior da floresta, onde acredita estarem as raízes do seu passado. O contato com as águas do rio Negro fará com que experimente estranhas sensações e descobertas.
A partir daí, iniciará uma série de experiências místicas que o levarão a conhecer os segredos da evolução da terra e da humanidade. O romance recria os ambientes de Lemúria e Atlântida, através de vestígios encontrados nas áreas dos Andes, de semelhanças culturais presentes nas crenças, religiões, rituais e arquiteturas espalhadas em várias partes do mundo, além de farta bibliografia sobre o assunto.
Regina Melo diz que foi influenciada pela teosofia, holismo, teoria sistêmica, difusão cultural, sonhos e arquétipos, simbologia dos elementos e aventuras romanescas, em obras de autores como Helena Blavatski, Fritjof Capra, Joseph Campbell, Carl Jung, Gaston Bachelard e Julio Verne, entre outros.
 “Oceano Primeiro – Mar de Leite, Rio da Criação” traz discussões atuais, como a poluição das cidades, o aquecimento global, movimento das placas tectônicas, desmatamento, mudanças climáticas, o consumo exagerado de carne, além de trabalhar a concepção de paraíso perdido – o Éden onde a vida teria se originado.
O personagem Oannes busca entender a existência de Lemúria, o continente-mito, onde a vida começou. Sete segredos lhe serão revelados. Seu corpo dá sinais de mudança. Ele é um homem, ou um peixe? Para saber, diz a autora, somente lendo o livro.