segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Lançar “Ykamiabas em Belém, é imprescindível”, diz Regina Melo


Nesta terça, às 10 horas, no Museu do Forte do Presépio, Regina Melo lança "Ykamiabas - Filhas da Lua, Mulheres da Terra. O evento ocorrerá próximo à coleção de muyrakytãs, assim como ocorreu em Manaus, no último sábado (11), no Museu Crisantho Jobim), do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas/IGHA.


"Faltava lançar o livro em Belém", conta Regina Melo, que já lançou "Ykamiabas noutras cidades brasileiras (Rio Branco, Brasília, Pipa, Rio de Janeiro). "O lançamento em Belém é imprescindível", revela, pois, o mito das ykamiabas está relacionado aos dois Estados, pela comprovação da existência dos muyrakytãs, amuletos das míticas guerreiras, em rios da região, desde o Nhamundá, Trombetas e Tapajós.



"Nhamundá, Óbidos e Santarém é região das ykamiabas, mas elas se estenderam por outras regiões, pois os indígenas costumavam percorrer todas esses rios, levando consigo seus muyrakytãs". O livro lançado em 2004 pela Petrobrás chega a Belém, patrocinado pelo Banco da Amazônia, ao preço popular de R$20,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário